Engenharia da Computação
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Engenharia da Computação

Fórum de toda Engenharia da Computação da UNIG
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Programa simples de ponteiro

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
battlecry
[Moderador]
battlecry


Número de Mensagens : 87
Idade : 35
Data de inscrição : 26/02/2008

Programa simples de ponteiro Empty
MensagemAssunto: Programa simples de ponteiro   Programa simples de ponteiro Icon_minitimeTer 08 Abr 2008, 11:43 am

Bom dia pessoal ! o programa a seguir reajusta o preço que o usuário inserir aumentando-o em 50 % através de passagem por referência. A idéia de passagem por referência consiste em passar os endereços das variáveis ( através do operador de endereços & ) à função que se quer chamar, fazendo isto , os valores que não poderiam ser alterados por valor numa passagem de argumentos simples, podem ser alterados pela referência, contanto que você identifique as variáveis da função chamada ( no caso reajusta50 ) colocando na frente delas ' * ' . Mas o que significa colocar o asterístico na frente de uma variável ? significa que você estará fazendo uma referência aos endereços das variáveis da função chamadora ( neste caso main () é uma função chamadora, pois estará chamando reajusta50 ) . Simplificando, é como se um garoto estivesse afim de uma mina ( XD ) ; as variáveis de reajusta50 falam assim para as de main () : " Opa ! me passa o seu endereço ai ! " ai as variáveis de main dizem : " Só se vocês prometerem que vão entrar em contato conosco... " as variáveis de reajusta50 possuem o endereço das variáveis de main e sempre estão em contato com estas por causa do ' * ' . O amor é lindo... XP ah, sobre os setiosflags, é só para melhorar a estética do programa.

Código:
#include <iostream>
#include <iomanip>
using namespace std;

void reajusta50( float *valor, float *r);
int main()
{
    float preco, reaj;
   
    do{
    cout << " Informe o preco atual: ";
    cin >> preco;
    reajusta50(&preco, &reaj);
    cout << " O aumento no preco foi de: "
        << setiosflags(ios::fixed)
        << setiosflags(ios::showpoint)
        << setprecision(2) << reaj << endl;
    cout << " O preco novo e: "
        << setiosflags(ios::fixed)
        << setiosflags(ios::showpoint)
        << setprecision(2) << preco << endl;
    } while(preco != 0.0);   
        system("Pause");
        return 0;
}       
             
void reajusta50( float *valor, float *r)
{
  *r = *valor * 0.5;
  *valor *= 1.5;
}
Código:

 
Ir para o topo Ir para baixo
Zed [ADM-Daniel]
[Administrador]
Zed [ADM-Daniel]


Número de Mensagens : 87
Idade : 35
Data de inscrição : 17/02/2008

Programa simples de ponteiro Empty
MensagemAssunto: Re: Programa simples de ponteiro   Programa simples de ponteiro Icon_minitimeQua 09 Abr 2008, 11:54 pm

Nossa, historinha tocante BerowKCrai Surprised
Mas para mim tem muito mais coisa estranha como o "cout" que parece que é o printf xP
E o "cin" que parace que é o scanf O_O XD
fora os >> e << /o/
Ou seja, estou no basicão :3
Mas caminhando eu chego lá XD

Compro Tempo /o/
Ir para o topo Ir para baixo
https://unigengcom.forumeiros.com
battlecry
[Moderador]
battlecry


Número de Mensagens : 87
Idade : 35
Data de inscrição : 26/02/2008

Programa simples de ponteiro Empty
MensagemAssunto: Re: Programa simples de ponteiro   Programa simples de ponteiro Icon_minitimeQui 10 Abr 2008, 12:30 pm

Zed [ADM-Daniel] escreveu:
Nossa, historinha tocante BerowKCrai Surprised
Mas para mim tem muito mais coisa estranha como o "cout" que parece que é o printf xP
E o "cin" que parace que é o scanf O_O XD
fora os >> e << /o/
Ou seja, estou no basicão :3
Mas caminhando eu chego lá XD

Compro Tempo /o/

Zed obrigado por ter colocado o code no programa, eu tinha colocado porém não estava sendo efetuado não sei o porquê, sim cout corresponde a printf e cin a scanf e as setas são usadas como um direcionamento, por exemplo : se você quiser uma impressão você usará as setas de direcionamento para a esquerda, do contrário em relação à entrada. O C ++ é muito mais flexível que o C e mais interessante você sente até mais prazer em mexer com C XD. sobre a citação de " Mas caminhando eu chego lá " ; é esse o espírito ! como dizia Luiz Carlos Lisboa : " A caminhada é feita como quem cuida de um doente querido: com calma e delicadeza, com paciência e dedicação. "
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Programa simples de ponteiro Empty
MensagemAssunto: Re: Programa simples de ponteiro   Programa simples de ponteiro Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Programa simples de ponteiro
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Programa 15/04 - Ponteiro
» Programa 27/05 - Banco de dados simples
» Programa 11/03
» programa de controle de um estacionamento em C ++

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Engenharia da Computação :: Extra-Classe :: Programação e Códigos :: C, C++-
Ir para: